O Amaci é um ritual umbandista, onde anualmente os médiuns iniciantes e os mais antigos da corrente devem passar por ele, porém para o iniciante o banho será um, e para o médium coroado será outro. Este ritual tem a finalidade de preparar o médium para receber as energias vibrantes do terreiro, além de oferecer ao filho de fé a limpeza de seu campo áurico, bem como confirmar as entidades trabalhadoras da coroa daquele médium.
No ritual, cada médium em fila deve estar trajado de branco e cada um com seu respectivo pano de cabeça, para que após a lavagem da mesma, seja esta protegida pelo pano. Em Algumas Casas usasse a toalha ritualística.
O Médium que neste dia tem seu Orixá assentado no Ori, ou a Confirmação do Orixá na Coroa, este médium a partir deste momento percebe diferenças energéticas da entidade como se agora o religare entre médium e entidade ficasse totalmente sólido, e na verdade é isso que acontece.
O Amaci seria muito parecido com o batismo de outras religiões, é a aceitação do médium perante seu orixá e suas entidades, aceitando ser seu aparelho de ação, é um dos ritos mais bonitos dentro da Umbanda, algumas casas fazer este rito aberto mas a grande maioria ainda deixa este rito em caráter secreto.AMACI
A todos que olham,
A todos que estão aqui
Muita atenção
Hoje é noite de amaci Filhos de fé
Respeita pano branco
Babalaô preparou teu banho santo
Filho de fé
Respeita pemba e congá
Dentro da Lei Vem louvar teu orixá
Saravá Orixá Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de honrar o meu guia.
Ossain te deu ago
Xangô te coroou(orixá do filho)
Vou fazer meu amaci
Para minha cabeça firmar
Vou fazer meu amaci
Em nome de Pai Oxala
Nenhum comentário:
Postar um comentário