Postagens populares

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Jogos Divinatórios

O UMBANDISTA PODE JOGAR BÚZIOS?

O UMBANDISTA PODE JOGAR BÚZIOS?

É uma pergunta pertinente, ou impertinente. Ao que nos parece, em observação (Pois não existe um tratado oficial sobre o assunto)é que existe um certo ranço por parte de certos religiosos quanto ao tema. O jogo em si nos parece ter vindo da grande África e por tal motivo tomou-se por subentendido que somente as religiões Afro-brasileiras (candomblés, nações africanas) poderiam usá-lo.
Como é um jogo divinatório, visto que existem tantos outros que partiram de certas nacionalidades, e não são exclusividade dos descendentes ou moradores dessa nacionalidade, por exemplo, o I Ching, que é chinês e nem por isso precisaríamos ser Chineses para jogá-lo; ou o baralho cigano; ou o Tarô Egípcio entre muitos outros que são usados por esse povo tupiniquim a muito tempo, como o copo com água, a borra de café, o fio de linha na bacia de água, a leitura do rosário (vejam só, aqui os católicos deveriam reivindicar a posse). Enfim existem tantos que esse vosso amigo não poderia enumerar, até por desconhecer a todos.
Da Mãe África herdamos o jogo de ifá. Ou jogo de Búzios (não poderia ter sido o jogo de nós de cola?). Como a Umbanda é a herdeira, se assim pode se dizer, das bases de algumas religiões, visto que uma delas é o candomblé e principalmente de uma espiritualidade muito brasileira que aglomera tudo o que de bom lhe surge, seria suspeito que não se usasse de uma forma divinatória como o jogo. Não vamos discutir fundamentos candomblecistas (das nações) quanto a rituais, mas temos de convir que se apossar de algo que é inerente a tipos de religiosidade, como são os jogos divinatórios, é um pouco absurdo.
Entendemos certas circunstancias e louvamos o apego de alguns religiosos quanto ao tema, mas que a umbanda pode se usar do jogo, isso pode. O Sr Ronaldo Antonio Linares, candomblecista de berço e umbandista de coração escreve uma obra interessante sobre o tema, que acreditamos ser de grande valia para aqueles que desejam observar o assunto sob novo prisma. Não concordamos com tudo o que o autor descreve em sua obra, mas consideramos de certa valia alguns conceitos. Tomamos por palavras do autor o seguinte “Entre o bairro carioca de Água Grande e o mercado de Madureira encontramos oito vezes em placas, ostensivamente afixadas, a expressão”Joga-se Búzios” e, em todas elas, a identificação Tenda de Umbanda. Tentar negar que se jogam búzios na Umbanda é querer tapar o sol com a peneira...”Portanto o autor é taxativo em afirmar algo que todos já sabem...
Nossa posição já é definida, quem tiver capacidade de dominar a técnica e certa ligação espiritual para com o jogo pode sim jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário