Postagens populares

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Assentamento e Firmezas

O que é Assentamento?
         É o local dentro do templo onde são colocados alguns elementos com poderes magisticos dos orixás, ferramentas, sementes, espelhos, pós, etc. com a finalidade de criar um ponto de proteção, defesa, descarga e irradiação. É destinado a Orixás ou guias espirituais.
Cada “peça” do assentamento após ser consagrada não poderá ser tocada por ninguém de fora que não seja autorizado.


O que é Firmeza?
         Assemelha-se a uma simplificação do assentamento. A firmeza cria um ponto de sustentação para as ações da entidade firmada, dando-lhe um pouco mais de segurança para que possa atuar em beneficio de outras pessoas necessitadas de auxilio. É feita a uma só entidade.

- Tanto o assentamento quanto a firmeza dentro de um templo tem a função de proteger, sustentar e amparar o terreiro e seus médiuns.

  
Tipos de assentamentos.
         São feitos conforme o Orixá, pois cada um possui seus elementos, suas ferramentas e “seu estilo”.O tipos de assentamento variam quanto aos orixás, cada um tem sua cor, sua ferramenta...E possuem uma identificação associada aos quatro elementos básicos- água, terra, fogo e ar, e seus três derivados- vegetal, mineral e cristal. Esses 7 elementos formadores do nosso planeta e de sua natureza, não surgiram por acaso, mas tem por trás de suas existências poderes divinos que os regem e graduam suas ações em nossas vidas.
·        Iemanjá é identificada com o mar;
·        Oxum  é identificada com as cachoeiras;
·        Nanã é identificada com os lagos
·        Obá é identificada com as lagoas;
·        Iansã é identificada com o ar;
·        Xango é identificada com o fogo;
·        OIá-logun é identificada com o crista;
·        Oxossi é identificada com a mata;
Essas identificações geram todo um simbolismo usando para identificar as linhas espirituais regidas por mães Orixás.Mas existem vários outros identificadores e de todos os orixás. Isso acontece porque um mesmo orixá possui muitas hierarquias naturais e espirituais.
EXEMPLO:
Há o Orixá OGUN. Esse orixá possui hierarquias. Duas delas são regidas pelo Senhor Ogum Sete Lanças e por Seu Sete Espadas.
A hierarquia do Senhor Ogum Sete Lanças atua no campo regido por Oxalá, a hierarquia do Senhor Ogum Sete Espadas atua no campo regido por Omulu.
Além dessas duas hierarquias, também existem outras do Orixá Ogun, logo em cada uma destas hierarquias mudam alguns elementos e, em um mesmo Orixá temos vários tipos de assentamento:
Ex:
Ogum 7 ondas;
Ogun dos caminhos;
Ogum do tempo;
Ogum rompe -mato
Ogum beira-mar
Ogum de ronda;
Ogum matinata;
Ogum naruê, etc...
Cada um desses Oguns tem diferenciadores que distinguem quando assentados nos centros. Como cada orixá tem complexidade Elemental, instrumental e ferramental, os assentamentos tornaram-se “padrão”. Não importando a “qualidade” do Orixá pessoal do médium, seu assentamento repete ao do Orixá regente. Assim assenta-se Ogum e não um dos Oguns do Médium. Assenta-se Oxum, e não a “qualidade de Oxum do médium...
         Com essa simplificação e coletividade dos assentamentos dos Orixás na Umbanda teremos 17 tipos de assentamentos. Como os guias espirituais se servem dos mesmos elementos instrumentais e ferramentais dos Orixás que regem, tudo se repete, facilitando mais uma vez esse campo para os médiuns Umbandistas.

5 comentários:

  1. Qual seria os elentos do assentamento de oxosse

    ResponderExcluir
  2. Qual seria os elentos do assentamento de oxosse

    ResponderExcluir
  3. Posso fazer assentamento do meu orixa? Eu mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor até que seja você! O orixá é seu. Ninguém melhor que você pra saber o que ele precisa em seu assentamento!

      Excluir